O Governo do Rio Grande do Sul receberá R$ 120 milhões da União para investimentos em aeroportos regionais no estado. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (3) pelo secretário nacional de Aviação Civil, Dario Lopes, em reunião com o governador José Ivo Sartori, no Palácio Piratini, em Porto Alegre.
Lopes confirmou que os aeroportos de Passo Fundo, Santo Ângelo e Caxias do Sul estão no plano de ações da pasta para 2017 e 2018. Além disso, ele assegurou que os primeiros R$ 44,5 milhões, destinados à expansão do Aeroporto de Passo Fundo, serão repassados ainda neste ano.
"Não há outro caminho se não for a união entre a iniciativa privada e o governo para dar maiores condições de mobilidade para a população", disse o secretário.
O projeto prevê a reforma do terminal de passageiros do aeroporto, ampliação da pista e área de estacionamento. A previsão é que a licitação seja aberta em agosto.
Também foi anunciado um acordo do Brasil com o Uruguai para o aeroporto de Rivera, cidade que faz fronteira com o Rio Grande do Sul. Ficou decidido que as taxas de embarque do aeroporto serão cobradas com valores de voos domésticos.
Na tarde desta segunda, Sartori e Lopes também estiveram juntos no voo inaugural da linha Porto Alegre-Santo Ângelo. O aeroporto do município localizado na Região das Missões não operava voos comerciais há 10 anos.
De acordo com o governo do estado, a retomada das operações do aeroporto vai trazer benefícios para a região. Um deles é encurtar a distância entre a cidade e a capital, que de ônibus leva 6h, e de avião o tempo diminui para menos de uma 1h30.
"Resultado das ações da comunidade e do trabalho incansável de muitas pessoas. Com certeza essa é uma nova fase baseada na integração regional", destacou o governador.
Fonte: G1 http://g1.globo.com/rs