Navegantes é o mais novo destino da Avianca Brasil

A terrissou o primeiro voo comercial da Avianca no Aeroporto Internacional de Navegantes. O Airbus A320 chegou ao litoral do Vale do Itajaí com 125 passageiros e foi recebido com festa. Houve batismo com água lançada por caminhões da equipe de resgate do aeroporto e um brinde com representantes da companhia.

A Avianca é a quarta empresa a operar voos em Navegantes. Inicia o serviço com três voos para Guarulhos (SP), sendo dois diários e um de segunda a sexta-feira. Na entrevista abaixo o vice-presidente da companhia, Tarcisio Gargioni, fala sobre a novidade e o futuro da aviação comercial no Brasil.

Qual a expectativa da Avianca em relação à operação em Navegantes?

A expectativa é muito boa. É uma região muito próspera com 50 municípios. Vou te dar um número que nos dá otimismo e certeza da nossa expectativa: viemos de São Paulo com 125 passageiros a bordo e o primeiro voo com destino a São Paulo decolou com 121. Isso dá uma demonstração muito fiel e muito boa do que este mercado tem de potencial. Somos uma empresa ligada ao grupo Star Alliance e aqui tem uma demanda muito grande de voos internacionais e turistas internacionais. Nós vamos conectar muito bem com 119 países no mundo e vamos conectar também com a nossa própria malha em São Paulo. Acreditamos que vamos ter um índice de ocupação acima de 80% num prazo até mais curto do que nós imaginávamos.

Qual o futuro desse mercado com a instabilidade política e econômica que vivemos?

Nós tivemos uma queda muito grande em 2016. Foram 8 milhões de passageiros a menos que no ano anterior, que já foi ruim. Agora, nós tivemos até um crescimento em março, o acumulado do ano é ligeiramente positivo e a expectativa é que seja ligeiramente positivo ao longo do ano. Estabilidade da moeda, queda da inflação e alguma dose de confiança maior são fatores que geram melhoria na atividade econômica, mas a retomada vai ser lenta. Estamos planejando no longo prazo. E estamos acreditando. Mesmo com o mercado estável, ligeiramente positivo, nós estamos planejando um crescimento de 20% em 2017. Embora a recuperação seja lenta, nós estamos pensando no longo prazo e por isso estamos investindo agora.

Na semana passada a Infraero apresentou um projeto de ampliação para Navegantes. Qual o melhor modelo para um aeroporto como este?

Como companhia aérea queremos um aeroporto com infraestrutura adequada para atender os clientes. E para nós termos facilidade de operação. Não importa muito se ele é privado ou público. O importante é que ele seja bom e que tenha a infraestrutura necessária. O que nós temos visto no Brasil são dois movimentos.

A iniciativa privada é mais rápida nos investimentos. Todos os exemplos de privatização dos aeroportos mostram isso. E agora o governo decidiu privatizar mais quatro, entre eles Florianópolis. É uma maneira rápida de trazer dinheiro e investir em benefício dos clientes, mas não importa muito. O importante é que o aeroporto seja bem equipado e funcione bem.



19 de Maio de 2017

OK
Escola de Aviação e Idiomas Salgado Filho
Rua Conceição, 642 - Centro - São Leopoldo/RS
Tel: (51) 3590.1998 / (51) 992990827
salgadofilho@salgadofilho.com
Entre em Contato